FacebookPixel
Comprar

Está a pensar pedir um crédito à habitação? Eis as despesas com as quais deve contar.

Tem em mente a casa que quer comprar e está a fazer contas ao valor que pode pagar pelo imóvel? Atenção que se para isso vai pedir um empréstimo ao banco, existem várias despesas extras associadas aos contratos de crédito à habitação que se somam ao custo do seu futuro lar.
11 dez 2018 min de leitura
Tem em mente a casa que quer comprar e está a fazer contas ao valor que pode pagar pelo imóvel? Atenção que se para isso vai pedir um empréstimo ao banco, existem várias despesas extras associadas aos contratos de crédito à habitação que se somam ao custo do seu futuro lar. Ainda que variem de banco para banco, de acordo com a política de comissões de cada instituição, existem gastos que pode dar como certos de uma forma global.

Comissão de Dossier

Numa fase inicial de negociação para a obtenção de um crédito à habitação existe a designada Comissão de Dossier, que inclui os custos de preparação e de análise do crédito, independentemente da sua aprovação. Vários bancos cobram uma comissão inicial para se realizar a análise de viabilidade em conceder determinado empréstimo. Esta comissão não varia de acordo com o valor do imóvel, mas varia de banco para banco, e ainda sofre um acréscimo de imposto de selo associado a 4%.

Comissão de Avaliação

Esta comissão corresponde à avaliação que a entidade bancária faz de um imóvel para providenciar o financiamento. Normalmente, esta avaliação é realizada por um avaliador externo com um custo associado de aproximadamente 200€ (sem incluir o valor do imposto associado).

Comissão de Formalização

Em caso de sucesso na obtenção do crédito à habitação o cliente terá ainda uma comissão de formalização, que corresponde aos gastos administrativos e burocráticos. Essa comissão é paga no momento da formalização, apenas podendo ser cobrada neste momento.

Documentação da Habitação e Representação na Contratação do Crédito

A maioria dos bancos não cobra qualquer valor pelo tratamento da documentação bem como pela representação na contratação do crédito à habitação.
 
Solicitadoria

Alguns bancos têm solicitadores disponíveis que asseguram o processo de tratamento da documentação da habitação, assim como o tratamento e representação na contratação do crédito. No entanto, o custo e o momento de cobrança varia de banco para banco.

Notário

Na fase final de um processo de compra ou venda de casa surge o momento da escritura, que tem um dos maiores custos associados à aquisição de um imóvel. É neste momento que se torna legal o negócio e que a chave da casa é entregue aos novos proprietários, havendo necessidade de se contratar um notário. O valor deste serviço ronda aproximadamente os 750€ para a situação mais comum que inclui o registo de uma hipoteca (valor que é semelhante em todos os bancos).
Segundo Rui Barrada (CEO do Doutor Finanças), a aquisição de um crédito à habitação é um processo que obedece a várias etapas. Existe uma diversidade de etapas até à conclusão e efetiva concessão do crédito. É necessário percebermos qual a entidade bancária que no conjunto, poderá oferecer a melhor solução. É esse o nosso foco: facilitar todo o processo de negociação de crédito, comparar e apresentar aos clientes as melhores soluções indo ao encontro das suas necessidades.
A empresa aproveita para salvaguardar que os custos apresentados são meramente indicativos e podem estar sujeitos a alterações regulares, explicando que estas despesas variam em função da entidade que titular o contrato, do número de atos ou de alterações legislativas.
Além disso, os valores referidos não contemplam custos como a obtenção de documentos, deslocações ao notário, procurações, retificações de registos e outros atos complementares que se revelem necessários.

Sugestão:

Antes de tomar qualquer decisão aconselhe-se junto de profissionais especializados no mercado imobiliário da zona onde vive. A  têm acesso a toda a informação 
necessária para fazer um acompanhamento correto no processo de compra e venda do seu imóvel.

 
Comprar
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.